segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Perigo da Religiosidade.(Tg.1.22-27)





        Nós cristãos estamos desenvolvendo uma máscara de religiosidade tão maléfica que tem gerado um desgaste espiritual e letárgico e contribuído para uma morte espiritual que a cada dia vem crescendo dentro de nossos templos.
      O apóstolo Tiago é muito categórico e duro, no que se refere à prática da Palavra de Deus, ele diz: v.22 ‘’sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. ’’

 O que aprendo dentro desta palavra é:

1.     A RELIGIOSIDADE ME FAZ TEÓRICO E NÃO PRÁTICO

Há uma diferença grande em, praticar e apenas ouvir, nós somos uma geração de ouvintes; ouvimos, confirmamos, aplaudimos, ‘’glorificamos’’, e até choramos, mas não colocamos em prática à palavra de Deus, e aqui é que está o perigo; no v.23,24 Tiago diz: ’’aquele que ouve a palavra, mas não põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. ’’
Ou seja, Tiago fala da ausência de compreensão e firmeza, a bíblia é um espelho que olho para ela e detecto as minhas falhas, eu preciso entender uma verdade incontestável, a palavra de Deus não apenas um livro, ela é O Livro, o mapa que vai me conduzir à eternidade, se nós não formos conduzidos por este mapa não iremos chegar ao destino certo e perfeito.

A Nossa igreja atual, sofre por que estamos nos afastando do primeiro amor, do princípio em que éramos e ficamos nessa teoria: nós fizemos, fomos, conquistamos; apenas vivendo de um passado que já foi construído e se esquecendo de um futuro que precisa ser desenvolvido com urgência, corremos um sério risco de enfrentarmos uma grande crise, e não termos habilidades e recursos espirituais para com sabedoria administrarmos esta crise!

Senhores pastores vamos lutar contra a religiosidade, contra a mesmice, contra a apostasia, e tantas coisas terríveis que nos assusta!
Tg.1.25’’Mas homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer’’ Aqui está o segredo para o avanço da igreja, a observância a lei perfeita, quando isto acontece, há prosperidade espiritual, mas não temos mais tempo para observarmos, estamos muito ocupados, atarefados, exaustos, e priorizamos coisas efêmeras e não eternas!

2.     A RELIGIOSIDADE CONSTRÓI EM MIM UMA CAPA DE HIPOCRISIA_V. 26

Nunca a igreja esteve tão hipócrita como na atualidade. Prometemos e não cumprimos, apresentamos o que não somos de fato, temos uma facilidade de denegrir a imagem do outro como se isto não trouxesse nenhum prejuízo a nossa vida espiritual, e isto vai se tornando uma bola de neve religiosa que com o passar do tempo nos habituamos a prática da inverdade. Tg.1.26’’Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum’’.

Diz Agostinho_ ‘’ eu tenho mais medo de mim, do que todos os papas e cardeais ‘’
O ego religioso em sua subjetividade é muito perigoso, pois eu até afirmo que sou perfeito, mas as minhas atitudes não dizem a mesma coisa; eu sou falso, interesseiro, conveniente e hipócrita.
Estamos rodeados de pessoas assim, infelizmente por culpa nossa, por que a bíblia diz: ‘’como andarão dois juntos se não estiverem de acordo?’’
Precisamos filtrar nossas amizades, nos afastando de pessoas que não contribuem para nosso crescimento espiritual, a bíblia diz: ’’ as más conversações corrompem os bons costumes’’. Precisamos vigiar, ter prudência, a igreja tem perdido muito, por confiar muito!

O que Deus espera de nós é o que Tiago fala no V.27’’ A religião que Deus o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo’’ 

O grande problema é que não temos mais tempo para atender aos necessitados, eu tenho um programa de radio, e todos os domingos eu atendo centenas de pessoas, oro por elas, aconselho, prego  e sou muito criticado, por que isso não traz mais ibope, nós queremos fazer o que agradar aos nossos interesses egoístas e convenientes e nos esquecemos do que Jesus disse’’ eu vim para os doentes e não sãos’’. Encerro este artigo afirmando com tristeza a minha decepção em ver a igreja se inclinando ao mundo e deixando se influenciar por este, oremos senhores para que no dia do arrebatamento suba pelo menos um justo, e assim Deus ficara feliz em saber que apenas um cumpriu a sua palavra!


                                                                                                              Que Deus em Cristo vos abençoe!

                                                                                                        Shallom me Adonay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário